segunda-feira, 2 de novembro de 2009

VIVÊNCIAS NÃO ESQUECIDAS

"http://www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/festajunina/03_comidas.htm"
Bolinho de bacalhau










Ingredientes:
1 Kg de bacalhau
4 batatas grandes (ou 8 pequenas)
1 xícara de chá de salsinha picada o mais fino possível
2 ovos inteiros
sal
óleo

Modo de fazer:
Coloque o bacalhau de molho na água por 24 horas antes de usá-lo. Dê uma rápida fervura, tire as peles e espinhas e desfie. Cozinhe as batatas por 30 minutos, escorra-as bem e misture-as, ainda quentes, ao bacalhau desfiado. Junte a salsinha, salgue, coloque os ovos batidos e amasse bem com as mão até que se forme uma massa bem homogênea. Pegue bocados da massa com duas colheres de sopa, passando-os de uma para a outra, e coloque-os em óleo bem quente. Doure-os e escorra em pape absorvente.
Sirva quentinhos, tanto como aperitivos como para compor uma refeição normal.
Obs.: em Portugal, chamam-se pastéis de bacalhau.

Caldo verde









Ingredientes:
2 litros de água
6 batatas grandes
1 maço de couve
1 chouriço ou paio pequeno, cortado em rodelas
sal
azeite de Oliva

Modo de fazer:
Ponha a água para ferver, salgue-a, coloque o chouriço (ou paio) e as batatas, passe-as pelo espremedor e leve-as novamente ao fogo. Corte a couve o mias fino possível e junte-a ao caldo. Deixe ferver por mais 15 minutos em panela destampada para que a couve continue verde.

Bacalhau á moda do minho


















Ingredientes:
1Kg de bacalhau
1 couve-tronchuda
8 batatas médias
4 cebolas médias
azeite de oliva
sal ( houver necessidade)

Modo de fazer:
Ponha o bacalhau de molho por 24 horas. Deve ser um bacalhau bem encorpado. Na hora de preparar, cozinhe-o durante 5 minutos, retire a pele e as espinhas e corte-os em postas quadradas e bem grossas. Numa panela grande, ponha as batatas descascadas e inteiras e as postas de bacalhau. Deixe cozinhar por 10 minutos. Enquanto isso, separe os talos da couve, lave-a bem e junte as folhas de couve ( com talos) ao bacalhau com batatas. Deixe cozinhar durante mais 20 minutos. Em seguida, ponha as cebolas inteiras, tampe a panela e deixe mais 10 minutos. Apague o fogo, prove o sal (se o sal do bacalhau saiu todo, coloque mais). Escorra tudo, ponha numa travessa funda e regue com azeite de oliva. Leve à mesa, acompanhado de uma lata de azeite.
Obs.: Este prato também se chama Bacalhau de Natal e é o prato principal da ceia de Natal, no Minho.

Arroz de sarrabulho











Ingredientes:
arroz: 0.5 kg
banha: 125 gr
cebola: 1
cominhos: 1 colher de café
pimenta: q.b.
porco (coração): 0.5
porco (fígado): 0.5
porco (rim): 1
porco (sangue): 0.5 kg
salsa: 1 ramo

Preparação:
Aloure a cebola picada na banha, junte o sal, a pimenta e os miúdos cortados aso pedaços. Junte a salsa, os cominhos, o arroz, o sangue esfarelado com a mão e água no dobro do volume do arroz. Ao levantar fervura leve ao forno para acabar de cozinhar.

"http://www.lifecooler.com/portugal/produtosregionais/ArrozdeLampreia"
Arroz de lampreia















(1 lampreia, 1 cebola grande, 2 dl. de azeite bom, ramo de salsa, 2 dl. de vinho tinto, 2 dentes de alho, 3 rodas de chouriço de carne, sal, pimenta e cravinho)

Corta-se a lampreia em toros de 6 cm, aproximadamente, que se deixam na bacia com o sangue, ovinho, o sal, pimenta, alho e salsa. Deixa-se a marinar pelo menos 2 horas (pode ficar também de um dia para o outro).Num tacho pica-se a cebola, deita-se um pouco de água, o chouriço e os toros da lampreia escorridos e deixa-se refogar pelo menos 10 minutos.
Retira-se a lampreia para um prato e acrescenta-se a calda com água na quantidade necessária para ficar um arroz solto. Quando a calda estiver a ferver, lançamos o arroz, e quando estiver quase pronto, deitamos o sangue e rectificamos os temperos. Ao ir a mesa, juntamos a lampreia. Deve ficar um arroz "a fugir".

Sem comentários:

Enviar um comentário